top of page

Processamento de Compotas e licor

Provas de Aptidão Profissional

A Prova de Aptidão Profissional, PAP, consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de saberes e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do jovem.

Neste espaço iremos apresentar algumas fotos acompanhadas de uma síntese descritiva dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, no âmbito da PAP.

O objetivo principal destes trabalhos é criar um novo produto no mercado, neste caso compota de kiwi com pinhões e licor de maracujá. As Compotas são produtos obtidos a partir de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca, e submetidas a cozimento principiante, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar. Depois de fechado em recipientes, o produto é submetido a um tratamento térmico adequado.

Fabrico de Queijo "Serra da Estrela"

O queijo “Serra da Estrela” é produzido com leite de ovelha e tem um aroma e paladar inconfundíveis; suave e requintado, é a delícia de todo o apreciador. Consoante a sua maturação torna-se amanteigado ou mais denso. É porém sempre uma festa para os sentidos.

É um queijo curado de fabrico artesanal, de pasta semi-mole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, uniforme (sem ou com muito poucos olhos), obtido pelo esgotamento lento da coalhada após coagulação do leite de ovelha cru, com cardo "Cynara Cardunculus". O tempo de cura dura cerca de 60 dias em câmaras com temperatura e humidade controladas.

Implementação do HACCP

O sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point, ou em Português, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo) é uma abordagem sistemática e estruturada sobre o processo produtivo dos alimentos, reconhecida internacionalmente, que permite obter produtos com elevada segurança. É um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir, ou minimizar, os riscos alimentares, através do controlo dos fatores capazes de prejudicar a qualidade dos alimentos no que se refere à probabilidade de contaminações químicas, físicas ou biológicas dos alimentos.

O sistema de HACCP pode ser implementado em todas as fases relacionadas com a produção de alimentos, desde a produção primária até ao fornecimento direto de alimentos ao consumidor, ou seja, toda a cadeia alimentar desde o produtor agrícola até ao estabelecimento.

Processamento de Iogurtes

O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e o Lactobacillus bulgaricus. No comércio, existem dois tipos de iogurte: o tradicional e o batido.

Um dos fatores mais importantes para a produção do iogurte batido, é a seleção do leite, que deve preencher algumas condições, como acidez inferior a 20 ºDornic, aroma e sabor normais, alto teor de sólidos solúveis, ausência de substâncias inibidoras de enzimas, ausência de microrganismos patogênicos e teor de gordura padronizado. 

A exigência crescente do consumidor associada as novas tecnologias de produção incrementou novos desafios. Neste trabalho pretendeu-se desenvolver um produto com forte incremento na alimentação dos portugueses, o iogurte, associado a um produto característico da região, - maça bravo de esmolfe.

Análises Microbiológicas e Físico-Químicas da Água

A garantia da qualidade da água para consumo humano fornecida por um sistema de abastecimento público constitui elemento essencial das políticas de saúde pública. Até aos finais do século XIX, a avaliação e o controlo de riscos para a saúde humana por transmissão de doenças provocadas por consumo de água eram realizadas de forma empírica, confiando-se primordialmente na aparência física da água. Com o aparecimento no século XX de vários surtos epidémicos de cólera e febre tifoide na Europa, desenvolveram-se meios técnicos e legais para a desinfeção da água em sistemas públicos de abastecimento.

Tornou-se, assim, imperativo estabelecer normas paramétricas que traduzissem, de forma objetiva, as caraterísticas a que deveria obedecer uma água destinada a consumo humano.

Nas análises microbiológicas de águas de consumo efetuam-se controlos de rotina e de inspeção a coliformes totais, coliformes fecais e Enterococos. A presença destes microrganismos em águas de consumo indica a possível contaminação por microrganismos causadores de doenças.

As análises físico-químicas da água determinam de modo mais preciso e explícito as caraterísticas da água e assim são mais vantajosas para se avaliar as propriedades de uma amostra.


 

Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar  2009/2012

Copyright 2023 CPCQA 

bottom of page