Escola Secundária de São Pedro do Sul

Visitas de Estudo
A visita de estudo é uma das estratégias que mais estimula os alunos, dado o caráter motivador que constitui a saída do espaço escolar. A componente lúdica que envolve, bem como a relação professor – alunos que propicia, leva a que estes se empenhem na sua realização. Contudo, a visita de estudo é mais do que um passeio. Constitui uma situação de aprendizagem que favorece a aquisição de conhecimentos, proporciona o desenvolvimento de técnicas de trabalho, facilita a sociabilidade.
Para além da aquisição de conhecimentos, as visitas de estudo possibilitam o desenvolvimento de várias competências e capacidades: a aquisição e aplicação de técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de informação; permite a ligação entre o saber teórico e a realidade prática; promove a interdisciplinaridade; o desenvolvimento de capacidades de observação e organização do trabalho, bem como a elaboração de sínteses e relatórios.
Por outro lado, propiciam condições para o desenvolvimento do trabalho em equipa e da comunicabilidade.
No sentido de motivar os alunos e de fazer a ligação escola - empresa a turma realizou durante o triénio várias visitas de estudo a empresas e a exposições.

Avicasal - 16 de Outubro de 2009 (Carvalhais)
Tivemos a oportunidade de nos ser mostrado todas as fases do processo, desde o abate das aves ao corte, acondicionamento e distribuição dos vários produtos. Esta visita foi a primeira de muitas, e foi fundamental para os alunos tomarem consciência da importância da sua formação na área, como saída profissional.

Nestlé Portugal, S.A. e Águas do Vouga - Exploração, Gestão do Sistema Regional do Carvoeiro, S.A. - 19 de maio de 2010 (Estarreja)
Por dia, são consumidos milhões de produtos Nestlé em todo o Mundo, produtos esses que vão ao encontro das necessidades do consumidor em termos de escolha nutricional adequada, mas também saborosa. Nesta empresa tivemos a oportunidade de visitar não só os laboratórios de controlo de qualidade mas também a linha de produção de cereais. O compromisso com estilos de vida saudáveis e com uma alimentação equilibrada encontram-se no centro do trabalho que desenvolvem e colocam ao dispor do consumidor.
A água de abastecimento é uma água potável que é disponibilizada aos utilizadores através de uma rede de distribuição pública. Até chegar ao seu destino final a água é submetida a múltiplas operações: captação, tratamento, armazenamento, distribuição por condutas públicas e rede interior dos edifícios, sendo fundamental tomar todas as medidas necessárias para que a qualidade da água não seja afetada em nenhuma fase.
A águas do Vouga explora e gere o Sistema Regional do Carvoeiro (SRC), que é responsável pelo abastecimento dos concelhos que formam a Associação dos Municípios do Carvoeiro: Albergaria-a-Velha, Estarreja, Aveiro, Águeda, Ílhavo e Murtosa.
O SRC é composto por: captações; uma Estação de Tratamento de Água (ETA); duas Estações Elevatórias principais em série; 18 km de condutas elevatórias; 89 km de condutas gravíticas e 15 reservatórios. O sistema está dimensionado para servir 270 000 habitantes, com um consumo médio diário de 30 milhões de litros de água.


Casa do Aido - 10 de maio de 2012 (Carvalhais)
Foi-nos mostrado todo o processo, desde a postura dos ovos à embalagem e rotulagem, passando pelo rigoroso controlo de qualidade. Foi-nos dada uma explicação detalhada sobre os testes que são feitos aos ovos para saberem se a alimentação das galinhas está a ser conforme.
Adega Cooperativa de Lafões - 1 de outubro de 2010 (S. Pedro do Sul)
Durante a visita ficamos a saber que a Adega Cooperativa de Lafões contribui para a produção de vinhos brancos e tintos ricos em ácido málico e com uma acidez persistente, aromatizado e de baixo teor alcoólico. Neste processo, numa primeira etapa são pesadas as uvas e retira-se uma amostra das várias dornas utilizando uma sonda que as atravessa transversalmente de modo a que esta seja representativa (por vezes retiram cachos aleatoriamente, faz-se a moagem e a coagem retirando os cardaços e as grainhas), obtendo-se o mosto; Mede-se a densidade com um densímetro e faz-se o reajuste da temperatura.
De seguida, as uvas são transferidas para um moinho que tem um “parafuso sem fim”, que gira a velocidade constante e muito lentamente para que a moagem seja o mais eficaz possível. A mistura assim obtida (uvas brancas) é bombeada para o esgotador (donde sai o mosto) e para a prensa contínua (onde sai a película, grainhas e engassos) que constituem o bolo, que é utilizado para a produção de aguardente vínica e bagaceira. As uvas pretas após moagem são bombeadas diretamente para as cubas não passando no esgotador, pois as películas vão dar mais cor ao vinho.

Feira Alimentaria - FIL - 28 de março de 2011 (Lisboa)
É cada vez mais importante mantermo-nos atualizados, nomeadamente na nossa área de formação, daí os alunos, no 2º ano do curso, terem ido visitar a feira "Alimentaria". Ter conhecimento das novidades em termos de novos géneros alimentares a introduzir no mercado, atualizar-se em termos da evolução tecnológica associada, quer às áreas de produção quer aos laboratórios de controlo de qualidade, e contactar com profissionais do ramo alimentar são as mais-valias que decorrem deste evento.


Escola Agrária de Coimbra - Departamento de Ciência e Tecnologia Alimentar e Museu Underground - 2 de fevereiro de 2012 (Coimbra e Sangalhos)
Os responsáveis da secção de lacticínios da ESA deram uma explicação completa de todas as fases do processo tecnológico, desde a receção do leite à produção de manteiga, iogurtes e queijos e armazenamento dos produtos produzidos.
Da parte da tarde foi possível visitar o Museu Underground que é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal. Este contempla sete coleções distintas, nas áreas da arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica. A monitora que nos acompanhou durante a visita guiada deu uma explicação pormenorizada do modo de fermentação do vinho espumante e da maturação do vinho tinto que é tratado naquelas caves. No final ofereceram a prova do vinho espumante rosé aos professores.
Outras Visitas
Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e Casa da Música – 14 de janeiro de 2010
Salsicharia Irmãos Oliveira e HUF - 8 de fevereiro de 2010
Continente Viseu e União do ADS do distrito de Viseu – 24 de março de 2010
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto – 15 de abril de 2010
Adega Cooperativa de Nelas e Quinta da Lagoa (Queijaria) – 23 de novembro de 2010
Matutano – 29 de março de 2011
McDonalds de Viseu e Coelho & Dias, S.A. – 9 de maio de 2011
Biorege e Lagar de Azeite Martins de Almeida – 16 de novembro de 2011
Padaria Pastelaria Flor de Lafões – 30 de janeiro de 2012
Nova Delta – Comércio e Indústria de Cafés, Lda e Adega Mayor – 10 de abril de 2012
Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica – 13 de abril de 2012
Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar 2009/2012